Translate

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

RECICLADO X RECICLÁVEL


Reciclável indica que o material pode ser transformado em outro novo material. Reciclado indica que o material já foi transformado. Algumas vezes, o material que foi reciclado pode sofrer o processo de reciclagem novamente.

O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. Temos como exemplo o papel e o vidro que são chamados de reciclados porém não voltam ao seu estado natural pois ao ser reciclado suas propriedades são modificadas dando cor, textura e outras características diferentes dos produtos feito com a matéria prima.

Geralmente ao reciclar um certo material perde um pouco de sua composição original em termos de quantidade; existem certos polímeros (plastico) que podem ser utilizados somente algumas vezes devido a alterações químicas e físicas depois sera necessário inserir mais matéria prima para compensar a sua produção.

A vantagem dos materiais reciclados é diminuir consideravelmente a quantidade de matéria prima para fazer o produto e assim reduzir o custo das empresas ligadas a esse consumo. Também diminui a quantidade de resíduos descartados nos lixões  e aterros sanitários além de oferecer oportunidade de trabalho remunerado a população de baixa renda.


BIBLIOGRAFIA: