Translate

terça-feira, 12 de junho de 2012

O QUE SÃO OS ROYALTIES?

Os royalties são valores pagos a donos de território pela extração dos recursos naturais, é uma compensação paga pelos direitos de exploração, uso e comercio dos recursos retirados.A maioria desses royalties são pagos por empresas privadas pela utilização da matéria prima.
Ultimamente com a descoberta do pré-sal grandes empresas de petróleo estavam disputando pelos direitos de explorar a maior jazida de petróleo brasileiro. Esses valores pagos podem ser gastos livremente sem a interferência governamental já que são recursos que não saem dos cofres da união.
Mas, a maior briga é para quem o dinheiro irá beneficiar. Estados onde não abrangem a bacia do pré-sal estão querendo também ter benefícios dessa extração pois se sentem prejudicados por não ter em seu território esses recursos.
De acordo com o artigo 20 da constituição de 1988:
São bens da União:
...
V - os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva;
VI - o mar territorial;
VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos;
VIII - os potenciais de energia hidráulica;
    IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo;
§ 1º - É assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.
...
(texto retirado da constituição de 1998)


Então de acordo com a constituição os royalties pagos são da união e podem ser distribuídos para outros estados sendo que o certo é que uma quantia maior fique para os estados onde sofrerão mais impactos pela retirada dos recursos. Basta somente descobrir para onde vão esses recursos.