Translate

sábado, 8 de setembro de 2012

USO DO FOGO NO CERRADO.

O cerrado por ter um clima seco entre os meses de abril e setembro é alvo de grandes queimadas. Esse ano já foi registrado mas de 22 mil focos de incêndio nesse período de seca, especialistas tentam alertar a população para os malefícios que o incêndio traz tanto para a fauna quanto para a flora.

No cerrado há dois tipos de queimada a natural e a provocada pelo homem. A queimada natural começa no período de transição entre a seca e a chuva quando a quantidade de raios e trovões estão em alta. Quando isso ocorre a recuperação da vegetação é rápida pois a época de chuva repõe o que foi perdido. Já a queimada feita pelo homem ocorre no meio da época seca quando ventos fortes e a baixa umidade predominam. Por conta de ser em grande quantidade o cerrado não consegue recuperar rapidamente a vegetação causando o empobrecimento do solo e o desmatamento da área.

Pesquisas indicam que os nutrientes perdidos durante a queimada demoram cerca de 3 à 4 anos para retornar ao solo. Muitos agricultores creem que com a queimada contribui para a fertilidade do solo porém essa ideia errônea faz com que os nutrientes essenciais para a sustentação das plantas se perca na atmosfera além de liberar altos índices de gás carbônico.

Queimada do cerrado do oeste baiano.
A agricultura não é a única causa de incêndio no Cerrado, em beiras de estradas é comum ver queimadas por conta de bitucas de cigarros que foram jogada pela janela do carro fazendo com que o fogo se alastre rapidamente. A queima de lixo no meio rural por falta de coleta do mesmo, e fogueiras no meio da vegetação seca também são casos muito comuns de queimadas nesses locais.

Pelo artigo 41 da lei de crimes ambientais 9.605/98 diz que colocar fogo nas matas e nas florestas tem a pena de reclusão de 2 à 4 anos sujeito ao pagamento de multa.

Além de causar um grande estrago na biodiversidade do local as queimadas causam problemas de saúde como intoxicação pelos compostos queimados e também queimaduras para quem tentar apagar o fogo sem a proteção necessária.


"Tudo quanto fere a Terra, fere também os filhos da terra"Cacique Seattle, 1885 
BIBLIOGRAFIA: