Translate

domingo, 29 de dezembro de 2013

PEGADA ECOLÓGICA:

A pegada Ecológica é uma medida da área que ocupamos para a construção de prédios e rodovias e para o consumo da água, do solo para plantio agrícola ou outros usos do meio ambiente. Também são consideradas a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e a presença de poluentes no ar, na água e no solo.

O termo foi primeiramente usado em 1992 por William Rees, por um ecologista e professor canadiano da Universidade de Colúmbia Britânica. Em 1995, Rees e o co-autor Mathis Wackernagel publicaram o livro chamado Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth.

A pegada ecológica é atualmente usada ao redor do globo como um indicador de sustentabilidade ambiental. Pode ser usado para medir e gerenciar o uso de recursos através da economia. Os resultados nos dão uma ideia de como um indivíduo, cidade ou país utiliza os recursos naturais, conforme os hábitos de consumo e estilos de vida.

Dados recentes mostram que estamos consumindo em média 50% a mais do que a capacidade de reposição do planeta.

RELATÓRIO PLANETA VIVO

A cada dois anos a Rede WWF compila dados de todos os continentes e dezenas de países e os reúne no Relatório Planeta Vivo, que traz uma visão detalhada da situação do meio ambiente em nosso planeta.

"A edição 2012 do Relatório Planeta Vivo destaca a pressão acumulada que está sendo colocado no planeta, e o consequente declínio na saúde das florestas, rios e oceanos que fazem nossas vidas possível. Vivemos como se tivéssemos um planeta extra à nossa disposição. Nós estamos usando 50 por cento mais recursos do que a Terra pode fornecer, e se não mudarmos o curso esse número vai crescer muito rápido - em 2030, até dois planetas não serão suficientes”, aponta o diretor-geral do WWF Internacional, James Leape.

Para ver o relatório na integra: http://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/downloads/relatorio_planeta_vivo_sumario_rio20_final.pdf
Componentes da pegada Ecológica:

Água

Dos 0,3% de água potável que temos, essa porção vem sofrendo perdas significativas por processos erosivos, pelo uso excessivo e pela contaminação por lançamentos de esgoto não tratado e resíduos tóxicos (principalmente agrotóxicos).

Biodiversidade

Atualmente, enfrentamos a chamada crise da biodiversidade, provocada pelas pressões humanas realizadas por vários setores, incluindo processos de urbanização e impermeabilização dos solos; agricultura extensiva com o uso excessivo de pesticidas agrícolas; poluição dos recursos hídricos, da atmosfera e do solo.

Emissão de gases de efeito estufa

O excesso de lançamento de gases que aprisionam calor na atmosfera, tais como o gás carbônico, o monóxido de carbono, os óxidos de nitrogênio e o metano, principalmente por atividades industriais e queimadas de florestas

Consumo de energia e poluição atmosférica

Grandes quantidades de compostos tóxicos são lançados por atividades industriais e também têm trazido graves problemas ambientais.

Produção e destinação do lixo
Um grave problema que enfrentamos hoje é o descarte dos resíduos sólidos (lixo). Restos de alimento e papéis úmidos descartados em locais inadequados podem se tornar ambientes propícios para a proliferação de vetores de doenças.

Todos os aparelhos eletrônicos possuem um tempo de vida útil Depois disso, ficam inutilizados e se o descarte não for feito de maneira adequada, uma grande quantidade de substâncias tóxicas será lançada no meio ambiente

Através do site: http://www.suapegadaecologica.com.br/ você pode calcular a sua pegada. Nesse site também dá dicas sobre como reduzir e melhorar o consumo.


Site do INPE sobre pegada ecológica

Bom proveito.

BIBLIOGRAFIA: