Translate

terça-feira, 26 de junho de 2012

RIOS E CÓRREGOS

Conceito de rio:


 É um curso de água que corre naturalmente de uma área mais alta para uma mais baixa do relevo. A formação do rio se dá pela chuva que é absorvida pelo solo e lá se acumula formando o lençol freático.Quando o lençol freático se aflora dá origem a nascente de um rio. Os rios podem se formar também pelo degelo de picos montanhosos por onde a água corre até dá origem ao rio.


Os rios podem apresentar duas características:

  • Perene: que não seca mesmo na época de estiagem e seca.
  • intermitentes: rios que secam no período de seca
A importância dos rios é muito grande para o desenvolvimento econômico ,pois é responsável pelos transportes fluviais de cargas por onde o meio terrestre não consegue passar, também é responsável pela geração de 20% da energia mundial, mais de 50% do abastecimento de água potável correndo em média 2000km³, também abrange grande parte da biodiversidade em sua margem na qual tem extrema influência na vida que lá sustenta.

Rio das Velhas - MG

Conceito de córrego:



É um corpo de água corrente de pequeno porte de extrema importância, pois representam o inicio de um rio  e determinam seu fluxo d'água. Captam e drenam as águas da chuva e das nascentes o que é de vital importância para a formação dos rios.


Córrego do Boi - noroeste paulista
Impacto sobres os rios e os córregos:

Apesar da humanidade ser altamente dependente desses fluxos de água as atividades humanas vem degradando as águas provocando danos quantitativos e qualitativos levando a extinção de várias espécies dependentes de seus recursos.

A alteração dos fluxos dos rios e córregos se dá pela atividade agrícola através do uso de agrotóxicos, escoamento de resíduos domésticos e industriais, barragens e contenções dentre outros. A interrupção desses fluxos prejudicam o transporte dos sedimentos consequentemente a qualidade das águas e prejudicando a saúde dos ecossistemas.

É preciso educar não só a população que depende do rio, mas também educar proprietários de industrias e exploração de recursos para fazer um estudo prévio da área para causar o minimo de impacto possível ao ecossistema presente.

BIBLIOGRAFIA:

Um comentário: