Translate

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

CASAS PRONTAS EM UM DIA.


O sistema de paredes de concreto moldadas in loco, permite a obtenção de painéis de qualquer tamanho, resultando em economia e velocidade na obra.

Basicamente, emprega um jogo de fôrmas, tela de aço e o concreto que irá constituir a parede. Geralmente é de alumínio, um material nobre. Mas é uma fôrma que pode ser utilizada muitas vezes, de 500 até duas mil vezes.

Tipos de fôrmas utilizadas nas paredes de concreto
• Plástico: Leve, resistente, excelente acabamento final, durabilidade baixa, custo baixo;
• Alumínio: leve, resistente, excelente acabamento final, durabilidade alta, custo alto;
• Aço: Grande peso, resistência, baixo acabamento final, durabilidade média, custo alto;

Esse sistema tem como vantagem:  a Sustentabilidade: O desperdício de mão-de-obra com retrabalhos e atividades não produtivas, bem como de materiais, pedaços de madeira, pregos e resíduos diversos são substituídos pela execução planejada, padronizada e com grande qualidade final. A utilização de fôrmas reaproveitáveis, que não geram entulho, e de recursos industrializados resultam em um maior controle do impacto ambiental da obra; Alta produtividade: Com a velocidade de execução, a mão de obra e a reutilização de formas obtém-se uma alta produtividade e o Custo global competitivo: O custo é competitivo se for visto em alta escala. Pois o custo das formas não é baixo, mas como é reutilizável o gasto nas formas será diluído na quantidade de obras, obtendo assim uma vantagem no custo.

E como desvantagem: Baixa flexibilidade: Como é um sistema que depende da padronização das paredes e reutilização das formas, não possui uma boa capacidade para imprevistos. Caso seja necessário uma reforma ou então uma modificação este sistema impõe muita dificuldade; Custo é função da reutilização das formas e velocidade de execução: O sistema não tem uma vantagem de custo caso não seja reutilizada as formas, já que, as formas são muito caras se não forem diluídas em uma grande quantidade de obras que as utilizarão.

ALVES, C. O; PEIXOTO, E. J. S. Estudo comparativo de custo entre alvenaria estrutural e paredes de concreto armado moldadas no local com formas de alumínio. Para ver o trabalho completo: http://www.unama.br/novoportal/ensino/graduacao/cursos/engenhariacivil/attachments/article/129/ESTUDO%20COMPARATIVO%20DE%20CUSTO%20ENTRE%20ALVENARIA%20ESTRUTURAL%20E%20PAREDES%20DE%20CONCRETO%20ARMADO%20MOLDADAS%20NO%20L.pdf


Segundo a NBR 16055/2012 esse sistema só se aplica a parede submetidas à carga axial (1), é a carga atuando na direção perpendicular ao sentido da dimensão principal, ou seja, se a dimensão for vertical, a carga ou força é horizontal e vice versa. Nesse sistema também é necessário uma avaliação prévia das condições do solo

Segundo estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de 2010 à 2024, o Brasil vai construir cerca de 23,4 milhões de novas moradias para reduzir o déficit habitacional e eliminar as moradias precárias. A técnica foi utilizada em 2010 na cidade de Jurema, Pernambuco, na operação do governo que visava atender as famílias que sofreram com a enchente em junho do mesmo ano.

O sistema de paredes de concreto moldadas in loco, permite a obtenção de painéis de qualquer tamanho, resultando em economia e velocidade na obra.

O método é bastante utilizado nos Estados Unidos, na Europa e na Colômbia. No Brasil esse sistema atua há mais de 30 anos, mas devido ao alto déficit de moradia, começou a ser visto com bons olhos há quatro anos atrás.

O sistema tem vantagem de ter um custo inferior em relação a outros sistemas construtivos devido à rapidez na execução, principalmente em empreendimentos em escala. Segundo o engenheiro Arnoldo Wendler.

BIBIOGRAFIA: