Translate

quinta-feira, 21 de junho de 2012

SENADO TENTA APROVAR NOVOS BIOMAS NO CONGRESSO.



O Brasil tem legalmente 5 biomas protegidos por leis nos quais alguns projetos de leis de senadores da frente ambientalista do congresso estão tentando ampliar.

Um bioma é uma grande área de preservação com características ambientais semelhantes. Entre elas estão a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal e a Zona Costeira.

Dentre algumas propostas temos a inclusão do Pampa, do Cerrado e da Caatinga além da Mata dos Cocais na qual é a transição da Amazônia e da Caatinga onde tem a predonimância de palmeiras como a carnaúba, o babaçu e o buriti arvores que estão sendo ameaçadas pelo seu grande uso.

A aprovação desses projetos de leis vai beneficiar o Cerrado e a Caatinga que não estão previstos na lei de preservação ambiental e estão ameaçados de extinção.

O Cerrado que é a segunda maior formação vegetal brasileira vem sofrendo com o crescimento desenfreado da agricultura e pecuária vem diminuindo consideralvemente nos últimos anos. De acordo com a ex-ministra do meio ambiente Marina Silva por o cerrado abranger as nascentes dos principais rios já é suficiente para ser preservado.

Já a Caatinga vem diminuindo pelas construções feitas na areia e em consequência o mar vem avançando cada vez mais fazendo com que o banco de areia diminua e as espécies que dependem dessa vegetação desapareça.

O Pampa está totalmente exposto, pois somente 1% da região é protegida por unidades de conservação. Tem grande importância, pois auxilia a diminuição do efeito estufa e auxiliar o controle da erosão.

Os projetos de leis já foram aprovados no senado e agora tramitam na câmara para serem aprovados.




BIBLIOGRAFIA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pampa
Jornal do senado.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O QUE SÃO OS CORREDORES DE BIODIVERSIDADE?

É  uma linha imaginária onde dentro desses limites existe uma grande diversidade biológica. São uma espécie de mosaico onde abrange diferentes áreas de conservação que integram parques, reservas naturais e centros urbanos e sua importância se dar em abrigar grande parte das espécies ameaçadas.


Tem esse conceito de corredor pois liga uma unidade de conservação à outra onde são separados pela atividade humana. Permite que espécies possam ter o livre transito entre essas unidades possibilitando a troca genética entre espécies ameaçadas.


A criação desses corredores deve visar: o ciclo hidrológico do local visado, migrações das espécies da fauna, manutenção do solo, dentre outros para que aja uma administração que possa abranger as unidades de conservação que serão ligadas.


Temos como exemplo deses corredores na mata atlântica: Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, Corredor Central da Mata Atlântica, Corredor de Biodiversidade do Nordeste. Apesar de sua extrema importância a preservação desses corredores não está prevista em lei o que causa uma grande perda de fauna ameaçada já que fora dos limites da reserva esses animais não tem a proteção da lei e acabam sendo capturados.


Para quem desejar saber um pouco mais vou disponibilizar um link que fala um pouco mais sobre a importância desses corredores:





BIBLIOGRAFIA:




segunda-feira, 18 de junho de 2012

O QUE É A BIOPIRATARIA?

biopirataria é a exploração, manipulação e comercialização internacional de recursos biológicos.Esse termo não refere-se apenas ao contrabando de diversas espécies naturais, mas principalmente, à apropriação e monopolização dos conhecimentos das populações tradicionais.


A biopirataria prejudica as populações que se beneficiam do recurso levando a extinção de diversas espécies de fauna e flora retirando-as do seu habitat natural.Temos como espécies patenteadas por empresas estrangeiras o açaí, cupuaçu, espinheira santa, dentre outros.


Temos também exemplos muito mais antigos no Brasil como a extração do Pau-Brasil pelos portugueses no ano de 1500 o que levou a quase extinção da espécie que hoje luta para sobreviver. A exportação de sementes de seringueiras feita pelos ingleses no ano de 1876 prejudicou o Brasil pois essas sementes foram selecionadas e mandadas para a malásia que se tornou o principal exportador de látex no mundo ocasionando um grande prejuízo econômico.


Mesmo tendo esses problemas a lei de crimes ambientais 9605/98 não tem pena para esse tipo de delito e para o tráfico de animais. Lamentavelmente o Brasil ainda não tem uma lei especifica para poder tornar essa prática um crime inafiançável mesmo tendo uma medida provisória ,N. 2.186, não há pessoal treinado para combater esse tipo de crime.


Tendo surgido o termo biopirataria na ECO 92 esse tema ainda é muito polêmico já que o Brasil tem a maior biodiversidade do mundo com um alto potencial de comércio de seus recursos. Com a RIO+20  acontecendo nessa época a única forma que temos é esperar que seja tocado nesse assunto e que os governantes possam olhar com mais carinho para os recursos disponíveis.



BIBLIOGRAFIA:


domingo, 17 de junho de 2012

CONSERVAÇÃO Vs. PRESERVAÇÃO

Muitas pessoas confundem o conceito de preservação com o conceito de conservação e acaba que cometem erros ao expor sobre uma opinião que foge do seu conhecimento.
Vamos então esclarecer para todos o que é cada um desses tópicos.


Conceito de conservação:
É a utilização racional de um recurso qualquer obtendo rendimento, porém, garantindo a renovação e a sustentação do recurso visado. Temos então que a conservação ambiental quer dizer o uso apropriado do meio ambiente, dentro dos limites capazes de manter sua qualidade e seu equilíbrio, em níveis aceitáveis.


Conceito de preservação:
É a ação de se conservar o que já existe, e procurar levar o que esta se conservando o mais próximo da realidade, e impedir que se destrua. É proteger um ecossistema ou um recurso sem utiliza-lo de forma racional e planejada, impedindo a ação do homem afim de preservar espécies ameaçadas.


A Terra por ter uma população superior à 7 bilhões de pessoas precisa investir cada vez mais em recursos para suprir a todos, porém esses recursos estão sendo retiradas sem fazer um estudo prévio do impacto que irá causar a toda biosfera existente no local o que causa grande prejuízo em locais que não conseguem se recuperar no tempo de vida humana.


Apesar do grande desenvolvimento das cidades podemos através da conservação viver em equilíbrio com o meio que retiramos o nosso sustento podendo sim extrair os recursos naturais e tendo a preocupação de preservar garantindo o recurso para as futuras gerações.




BIBLIOGRAFIA: