Translate

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O QUE É BIORREMEDIAÇÃO?

É o ato de remediar áreas degradadas, tanto águas como solo, com a utilização de microrganismos ou seus componentes na recuperação. Provoca a extração de compostos voláteis dos seres utilizados para oxidar lentamente os poluentes atuantes nas áreas infectadas. A Biorremediação pode ser empregada para atacar contaminantes específicos no solo e águas subterrâneas, tais como a degradação de hidrocarbonetos do petróleo e compostos orgânicos clorados (como o DDT) pelas bactérias.

O processo se dá pelo fato de microrganismos substratos orgânicos e inorgânicos, como exemplo o carbono como fonte de alimentação. Desta forma, convertendo os contaminantes em água. Por ser um processo natural, promove um tratamento adequado ao meio, seu custo é relativamente baixo quando comparado à outras alternativas de tratamento de resíduos sólidos além de incrementarem a velocidade do processo de natural degradação.


A biorremediação in situ no tratamento de solos oferece a vantagem de não ser necessária a remoção e o transporte do material contaminado, ou seja, permite o tratamento de grandes áreas e tem custo menor. Porém exige maior tempo de tratamento e apresenta menor flexibilidade para o tratamento de grande número de contaminantes e tipos de solo.A biorremediação ex situ é indicada nos casos em que há risco de alastramento da contaminação e quando não é possível o tratamento no local, por exemplo, dificuldade de acesso ao local.


Dentre alguns exemplos da utilização da biorremediação temos: liberação de petróleo no mar ou em rios, vazamento em postos de combustíveis que atingiram o lençol freático, contaminação das águas e do solo por substâncias tóxicas, ocorrência de esgoto e de lixões.

Exemplos de biorremediação em diversas áreas.
BIBLIOGRAFIA:

domingo, 5 de agosto de 2012

O QUE É A OSMOSE REVERSA?


A osmose é um fenômeno encontrado na natureza, que consiste na difusão entre duas soluções de 
concentrações salinas diferentes, através de uma membrana semipermeável. A passagem da água pura, através da membrana semipermeável, provoca um aumento no volume da água salinizada este efeito é decorrente da pressão exercida sobre a membrana no lado da água salinizada.

Na osmose reversa, o fluxo de água no sistema é invertido. A água salina é pressurizada além da pressão natural e bombeada através da membrana que se comporta-se como uma peneira, rejeitando  quase todas as moléculas dissolvidas e permitindo somente a passagem de água pura. A osmose reversa tem a capacidade de separar a água de seus contaminantes que estão dissolvidos.

Fluxograma de um sistema de osmose reversa.
A quantidade de pressão aplicada externamente deve ser maior do que a pressão natural para manter os íons e outras impurezas dentro da água. Esse sistema é usado por pessoas que não têm acesso à água potável tratada.


BIBLIOGRAFIA: