Translate

quinta-feira, 28 de junho de 2012

LAGO E LAGOA

É uma depressão natural na superfície da Terra que contém uma quantidade variável de água. Essa água pode vir da chuva, de uma nascente local, ou de curso de água. O lago se difere dos rios pelo tempo de permanência da água e de outras substancias que por ela são carregadas, além de ser utilizada por finalidades culturais e recreativas.


Dentre suas funções no ecossistema temos que os lagos são responsáveis por regular os fluxos das enchentes, disponibilizar alimentos e águas para organismos terceiros, além de sustentar uma grande biodiversidade em seu interior e nos arredores.


De acordo com o geógrafo Mario de Biasi da Universidade de São Paulo (USP) "Os lagos geralmente são resultados de transformações em larga escala do relevo terrestre" os lagos podem ter origem em diversos meios dentre eles o lento deslocamento das geleiras que deram origens a grandes depressões no relevo, elevação de montanhas e até mesmo se originaram em vulcões intemperizados. 


Lago Di Gardi - Itália


A lagoa é um lago de tamanho reduzido, porém não tem como diferir pois um lago pode ter tamanhos reduzidos (em metros) até tamanhos gigantescos ( em milhares de quilômetros). A lagoa é um fenômeno localizado onde parte da água de um fluxo é drenada e concentrada em um só local, também pode ser formada pela chuva.

Lagoa da Precabura - Fortaleza - CE

Os lagos e lagoas são também alvo de grande contaminação como o aumento da salinidade da água, alterações de temperatura e contaminação por componentes químicos de origem industrial e na agricultura causando danos aos animais e plantas que utilizam-se dessas águas. 

Como os lagos podem ser utilizados para fins recreativos é muito perigoso o contato com essas águas contaminadas principalmente por excessos de nutrientes principalmente crianças e animais. 

BIBLIOGRAFIA:

terça-feira, 26 de junho de 2012

RIOS E CÓRREGOS

Conceito de rio:


 É um curso de água que corre naturalmente de uma área mais alta para uma mais baixa do relevo. A formação do rio se dá pela chuva que é absorvida pelo solo e lá se acumula formando o lençol freático.Quando o lençol freático se aflora dá origem a nascente de um rio. Os rios podem se formar também pelo degelo de picos montanhosos por onde a água corre até dá origem ao rio.


Os rios podem apresentar duas características:

  • Perene: que não seca mesmo na época de estiagem e seca.
  • intermitentes: rios que secam no período de seca
A importância dos rios é muito grande para o desenvolvimento econômico ,pois é responsável pelos transportes fluviais de cargas por onde o meio terrestre não consegue passar, também é responsável pela geração de 20% da energia mundial, mais de 50% do abastecimento de água potável correndo em média 2000km³, também abrange grande parte da biodiversidade em sua margem na qual tem extrema influência na vida que lá sustenta.

Rio das Velhas - MG

Conceito de córrego:



É um corpo de água corrente de pequeno porte de extrema importância, pois representam o inicio de um rio  e determinam seu fluxo d'água. Captam e drenam as águas da chuva e das nascentes o que é de vital importância para a formação dos rios.


Córrego do Boi - noroeste paulista
Impacto sobres os rios e os córregos:

Apesar da humanidade ser altamente dependente desses fluxos de água as atividades humanas vem degradando as águas provocando danos quantitativos e qualitativos levando a extinção de várias espécies dependentes de seus recursos.

A alteração dos fluxos dos rios e córregos se dá pela atividade agrícola através do uso de agrotóxicos, escoamento de resíduos domésticos e industriais, barragens e contenções dentre outros. A interrupção desses fluxos prejudicam o transporte dos sedimentos consequentemente a qualidade das águas e prejudicando a saúde dos ecossistemas.

É preciso educar não só a população que depende do rio, mas também educar proprietários de industrias e exploração de recursos para fazer um estudo prévio da área para causar o minimo de impacto possível ao ecossistema presente.

BIBLIOGRAFIA: