Dentre suas funções no ecossistema temos que os lagos são responsáveis por regular os fluxos das enchentes, disponibilizar alimentos e águas para organismos terceiros, além de sustentar uma grande biodiversidade em seu interior e nos arredores.
De acordo com o geógrafo Mario de Biasi da Universidade de São Paulo (USP) "Os lagos geralmente são resultados de transformações em larga escala do relevo terrestre" os lagos podem ter origem em diversos meios dentre eles o lento deslocamento das geleiras que deram origens a grandes depressões no relevo, elevação de montanhas e até mesmo se originaram em vulcões intemperizados.
Lago Di Gardi - Itália |
A lagoa é um lago de tamanho reduzido, porém não tem como diferir pois um lago pode ter tamanhos reduzidos (em metros) até tamanhos gigantescos ( em milhares de quilômetros). A lagoa é um fenômeno localizado onde parte da água de um fluxo é drenada e concentrada em um só local, também pode ser formada pela chuva.
Lagoa da Precabura - Fortaleza - CE |
Os lagos e lagoas são também alvo de grande contaminação como o aumento da salinidade da água, alterações de temperatura e contaminação por componentes químicos de origem industrial e na agricultura causando danos aos animais e plantas que utilizam-se dessas águas.
Como os lagos podem ser utilizados para fins recreativos é muito perigoso o contato com essas águas contaminadas principalmente por excessos de nutrientes principalmente crianças e animais.
BIBLIOGRAFIA:
Curso cuidando das águas - Agência Nacional de Águas (ANA)