Translate

segunda-feira, 2 de julho de 2012

O QUE SÃO ÁGUAS CINZAS?

É qualquer água residual a partir de processos domésticos que corresponde a 50 a 80% de esgoto residencial. Água usada em louças, banhos, pias, lavanderia pode  ser  usada  para  várias  coisas,  especialmente
irrigação de terrenos.


A água proveniente de sanitários é chamada de água negra pela quantidade e composição dos seus produtos químicos e contaminantes biológicos e por isso é mais difícil de ser reciclada. Com o uso frequente de água potável para o processo de irrigação estão sendo elaborados estudos que permitem utilizar as águas residuais para economizar o recurso. No entanto, há preocupação com potenciais para a saúde e os riscos ambientais que demandam tais intensivos sistemas de tratamento para reutilização legal de água cinza de que o custo comercial é maior que o da água doce


Benefícios de utilizar as águas cinzas:


  • Diminui o uso de água tratada
  •  O tratamento de água cinza é altamente eficiente
  • Pode  ser  construída  em  áreas  inadequadas  para  o  tratamento
  • convencional
  • Menos uso de energia e produtos químicos
  • Recupera o lençol freático
  •  Ajuda no crescimento de plantas
  • evita a poluição de águas superficiais e subterrâneas
Como reciclar as águas cinzas?


BIBLIOGRAFIA:




O QUE É BIOPROSPECÇÃO?

É um método ou uma forma de localizar, avaliar e explorar a diversidade de vida existente em determinado local legalmente. Seu objetivo principal é a busca de recursos genéticos e bioquímicos para fins comerciais tendo sempre como objetivo a conservação para que não se esgote o recurso almejado.


Podemos destacar algumas de suas vantagens que seriam: propiciar conhecimento da biodiversidade, fornecer substâncias importantes ao homem, favorecer o crescimento econômico, gerar empregos, fazer um fundo para a conservação da área e melhorar o nível cientifico e o nível de vida do país com a utilização correta dos recursos naturais.


Não devemos confundir a bioprospecção com a biopirataria pois os recursos utilizados na forma econômica são legais enquanto na biopirataria os recursos são levados para outros países e patenteados sem o reconhecimento do governo.



Para saber um pouco mais sobre a bioprospecção esse link abaixo explica de forma clara:


BIBLIOGRAFIA:




domingo, 1 de julho de 2012

SALTO DAS SETE QUEDAS


O salto das sete quedas localizado em Guaíra era a maior cachoeira do mundo em volume d’água que desapareceu quando foi criada a usina de Itaipu. Composta por 19 quedas separadas em sete quedas era o principal ponto turístico de Guaíra sendo tão importante quanto às cataratas do Iguaçu.


Foi no ano de 1982 no regime do presidente João Batista Figueiredo onde começou a construção da usina hidrelétrica de Itaipu na qual ouve um grande número de visitas para se despedir dos últimos dias de quedas d’água. No dia 17 de janeiro do mesmo ano ouve a queda de uma ponte de umas das cachoeiras aonde 32 pessoas morreram.

SETE_QUEDAS_3_A.jpg

No dia 13 de outubro ouve o fechamento das comportas e o das águas para a construção do lago de Itaipu. Mesmo com protestos realizados no local o presidente Figueiredo disse que nada podia fazer e que a construção da usina era mais importante.

A inundação levou apenas 14 dias para a formação do lago e hoje a represa da usina de Itaipu tem mais de 220 metros de profundidade. Quando o nível d’água da usina esta em baixa ainda é possível ver alguns resquícios das cachoeiras. O salto das sete quedas era o principal ponto turístico de visita de estrangeiros.
Antes da  lei 9985/00 chamada lei do SNUC  - Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza  não era previsto a proteção de uma unidade de conservação por esse motivo e pela ganância dos homens o salto das sete quedas foi destruído para a construção de Itaipu. Resta agora só preservar as unidades de conservação restante para que não tenham o mesmo fim.

BIBLIOGRAFIA: