Translate

segunda-feira, 2 de junho de 2014

IMPORTÂNCIA DA DRENAGEM NO SANEAMENTO

O sistema de drenagem de um núcleo habitacional é o mais destacado no processo de expansão urbana, ou seja, o que mais facilmente comprova a sua ineficiência, imediatamente após as precipitações significativas, trazendo transtornos à população quando causa inundações e alagamentos.

O sistema de drenagem de um núcleo habitacional é o mais destacado no processo de expansão urbana, ou seja, o que mais facilmente comprova a sua ineficiência, imediatamente após as precipitações significativas, trazendo transtornos à população quando causa inundações e alagamentos.

esquema de drenagem urbana

Sua importância se dá por dois motivos: desobstruir os cursos d’água dos igarapés e riachos, para eliminação dos criadouros de vetores de doenças e a não propagação de algumas doenças de veiculação hídrica.

A drenagem se constitui de duas formas:

Microdrenagem: definida pelo sistema de condutos pluviais em rede urbana, que propicia a ocupação do espaço urbano por uma forma artificial de assentamento, adaptando-se ao sistema de circulação viária, ou seja, um conjunto de redes pluviais adaptadas às vias e ruas públicas.

É formada de :

  • Boca de lobo: dispositivos para captação de águas pluviais, localizados nas sarjetas;
  • Sarjetas: elemento de drenagem das vias públicas. A calha formada é receptora das águas pluviais sobre as vias públicas;
  • Poço de visita: dispositivos localizados em pontos convenientes do sistema de galerias para permitirem mudança de direção, mudança de declividade, mudança de diâmetro e limpeza das canalizações;
  • Tubos de ligações: são canais destinados a conduzir as águas pluviais captadas nas bocas de lobo para a galeria ou para os poços de visita;
  • Condutos: obras destinadas à condução das águas superficiais coletadas.

Macrodrenagem: É um conjunto de obras que visam melhorar as condições de escoamento de forma a atenuar os problemas de erosões, assoreamento e inundações. Ela é responsável pelo escoamento final das águas, a qual pode ser formada por canais naturais ou artificiais, galerias de grandes dimensões e estruturas auxiliares.

As razões para a necessidade de implantar ou ampliar nos centros urbanos, as vias de macrodrenagem são:

- saneamento de áreas alagadiças;
- a ampliação da malha viária;
- evitar o aumento de contribuição de sedimento provocado pelo desmatamento e lixos lançados sobre os leitos;
- a ocupação dos leitos secundários de córregos.

Os tipos de drenagem são:

  • Superficial: utilizada para terrenos planos, com capa superficial sustentável e subsolo rochoso ou argiloso impermeável, impede o encharcamento do terreno, evita a saturação do solo.
  • Subterrânea: tem como objetivo descer o lençol freático até um nível que garanta a estabilidade das estradas e a segurança das construções.
  • Vertical: é utilizada em terrenos planos quase sem declive para que a água drene, como nos pântanos. Pode dar saída às águas superficiais e subterrâneas, pelos poços verticais, fincados ou perfurados, tomando precauções para não ocasionar risco de contaminação das águas subterrâneas.
  • Elevação mecânica (bombas): utilizada quando o nível da água a ser bombeada é inferior ao nível do local ou quando o lençol freático do terreno é elevado.


Segundo a resolução do COMANA 237/97, para a execução de qualquer obra de drenagem é necessário as seguintes licenças:

Licença Prévia (LP) – concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção;
Licença de Instalação (LI) – autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental;
Licença de Operação (LO) – autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do cumprimento do que consta das licenças anteriores.

A drenagem combate principalmente a malária nas áreas urbanas utilizando de diversas ações, porém as principais são:

  • Retificação de canais: Propicia movimentação rápida das águas, interferindo no ciclo biológico do mosquito.
  • Aterro: É um procedimento simples e eficaz para eliminar os criadouros de anofelinos (mosquitos). É utilizado nas áreas onde a malária é endêmica.
  • Construções de obras de arte: Consiste na construção de bueiros e galerias para dar escoamento regular às águas.
BIBLIOGRAFIA:
  • figura 1: http://aquafluxus.com.br/wp-content/uploads/2011/07/post2-300x198.jpg
  • Manual de saneamento. 3. ed. rev. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário