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quinta-feira, 22 de agosto de 2013

AGENDA 21

Tenho percebido ultimamente que poucas pessoas tem noção do que seja a agenda 21 e das pessoas com que converso tem uma ideia muito superficial da sua importância. Então vamos tentar entende-la de forma simplificada e refletir qual é a sua importância no cenário da sustentabilidade.

Primeiro vamos abordar um pouco da ECO-92 que foi o evento que criou a agenda 21 e será objeto de próximas postagens do blog.

A ECO-92 ou Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento foi realizada no Rio de Janeiro entre 3 e 14 de julho de 1992, contando com a presença de 172 países e 116 chefes de estado. Conhecida também como a "Cúpula da Terra" consagrou o conceito de desenvolvimento sustentável e contribuiu para a mais ampla conscientização de que os danos ao meio ambiente, segundo o livro " A grande transformação ambiental " do professor  doutor Marcel Bursztyn.

Segundo o documento da agenda 21 " A Conferência das Nações·Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 foi saudada como sendo o mais importante e promissor encontro planetário deste final de século ".


Ainda segundo o livro do professor doutor Marcel a agenda 21 foi lançada como o primeiro documento de compromisso internacional voltado ao horizonte de longo prazo, segundo princípios de sustentabilidade ambiental, ou seja, é um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual  governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais.

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil, o documento é um instrumento de planejamento resultado de uma consulta à população brasileira e é realizada pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável.

A inovação trazida por esse documento foi colocar o meio ambiente em primeira ordem, pois as políticas de desenvolvimento visavam sempre o crescimento econômico legando ao último lugar a preocupação com o futuro ambiental do planeta.

A Agenda 21 é composta por quarenta capítulos e implementou a agenda local com a afirmativa de que as mudanças não podem ser realizadas somente “de baixo para cima”, como uma imposição. Isso porque as pessoas tendem a se preocupar apenas com as mudanças que afetam diretamente suas vidas e estejam ligadas diretamente as suas necessidades.

Esse documento foi o precursor para outros como o protocolo de Kyoto e criação de ONG's voltadas inteiramente para buscar soluções ambientais e trouxe para a consciência da população uma nova visão de mundo.

O documento na integra pode ser consultado através do link: http://www.onu.org.br/rio20/img/2012/01/agenda21.pdf


BIBLIOGRAFIA:

terça-feira, 20 de agosto de 2013

ASFALTO BORRACHA PELA ÓTICA AMBIENTAL

Inventado em 1960 pelo norte-americano Charles MacDonald, o asfalto-borracha cobre hoje aproximadamente 70% da malha rodoviária do Arizona.

O material é caracterizado por mistura com liga de asfalto modificado por borracha triturada de pneus e compactado a quente, procedimento utilizado para aumentar a ligação entre as partículas para a produção em escala comercial.

No Brasil, anualmente, são descartados mais de 30 milhões de pneus, dos quais a maior parte é disposta em locais inadequados.Os pneus são depositados inteiros em aterros de lixo comum ou jogados em vias públicas, rios e córregos. Quando empilhados em quintais ou terrenos baldios, propiciam a proliferação de animais que podem transmitir doenças como a leptospirose e dengue, quando queimados emitem gases tóxicos (Oliveira, Otávio; de Castro, Rosani) causando assim impactos na saúde pública e no meio ambiente.

O asfalto-borracha tem maior aderência, o que ajuda a evitar derrapagens e reduz o spray causado pelos pneus em dias de chuva e pode ser utilizado em qualquer rodovia com as mesmas condições da aplicação do asfalto convencional.

A seguir um modelo esquematizado e simplificado da produção do asfalto borracha:


Pela parte econômica vemos que o asfalto borracha custa entre 30 à 50% a mais que o asfalto convencional porém seu custo pode ser justificado. Segundo estudos realizados a cada 1000 km de asfalto a economia é de:
  • Petróleo (R$ 14 milhões);
  • Pedras (R$ 26 milhões);
  • Energia (R$ 10 milhões);
  • Tempo de viagens (25 milhões veículos/ano);
  • Aterros sanitários (R$ 8 milhões).
FONTE: Consórcio Univias

O asfalto-ecológico está presente na região das rodovias Imigrantes e Anchieta entre outros locais. Hoje há cerca de mais de 8 mil km de estradas pavimentadas com asfalto-borracha no Brasil.

Através da utilização dessa mistura vemos que as vantagens ambientais e até econômicas são viáveis para a utilização dos asfaltos borrachas. A durabilidade varia de acordo com as condições da estrada, a temperatura e clima da região, assim como a intensidade do tráfego.  Segundo o engenheiro Pa­­­ulo Ruwer, res­­­­­­­­­­pon­­­­­­­sável por uma experiência pioneira com asfalto-borracha em 2001 em uma estrada controlada pelo consórcio Univias, "Em uma rodovia de alto tráfego com estrutura de pavimento robusta, o asfalto-borracha pode durar cinco anos, e em uma de baixo tráfego bem estruturada e com as mesmas condições climáticas pode durar 25, 30 anos".

OLIVEIRA, Otávio José de; Castro, Rosani de; ESTUDO DA DESTINAÇÃO E DA RECICLAGEM DE PNEUS INSERVÍVEIS NO BRASIL. 27º Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Foz do Iguaçu, PR, Brasil. 2007

NOTA DO AUTOR:

Amigos leitores, para aqueles que não me conhecem, eu faço o curso de Engenhara Ambiental na Universidade de Brasília (UnB) e busco, através de estudos científicos, passar para vocês, os conhecimentos e inovações na área de sustentabilidade da forma mais simples possível para que o leitor que não está acostumado com o linguajar técnico da área possa entender.

Após receber alguns comentários sobre as postagens fico feliz em saber que meu objetivo está se cumprindo quase por completo, porém para aumentar o conhecimento tanto de vocês como o meu gostaria que pudessem mandar para mim dúvidas, conceitos que não foram explicados e até curiosidades da área ambiental para que todos possamos compartilhar além de críticas sobre as postagens desse blog.

Desde já agradeço.