Translate

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O QUE SÃO OS CORREDORES DE BIODIVERSIDADE?

É  uma linha imaginária onde dentro desses limites existe uma grande diversidade biológica. São uma espécie de mosaico onde abrange diferentes áreas de conservação que integram parques, reservas naturais e centros urbanos e sua importância se dar em abrigar grande parte das espécies ameaçadas.


Tem esse conceito de corredor pois liga uma unidade de conservação à outra onde são separados pela atividade humana. Permite que espécies possam ter o livre transito entre essas unidades possibilitando a troca genética entre espécies ameaçadas.


A criação desses corredores deve visar: o ciclo hidrológico do local visado, migrações das espécies da fauna, manutenção do solo, dentre outros para que aja uma administração que possa abranger as unidades de conservação que serão ligadas.


Temos como exemplo deses corredores na mata atlântica: Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, Corredor Central da Mata Atlântica, Corredor de Biodiversidade do Nordeste. Apesar de sua extrema importância a preservação desses corredores não está prevista em lei o que causa uma grande perda de fauna ameaçada já que fora dos limites da reserva esses animais não tem a proteção da lei e acabam sendo capturados.


Para quem desejar saber um pouco mais vou disponibilizar um link que fala um pouco mais sobre a importância desses corredores:





BIBLIOGRAFIA:




Nenhum comentário:

Postar um comentário