Translate

quinta-feira, 21 de junho de 2012

SENADO TENTA APROVAR NOVOS BIOMAS NO CONGRESSO.



O Brasil tem legalmente 5 biomas protegidos por leis nos quais alguns projetos de leis de senadores da frente ambientalista do congresso estão tentando ampliar.

Um bioma é uma grande área de preservação com características ambientais semelhantes. Entre elas estão a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal e a Zona Costeira.

Dentre algumas propostas temos a inclusão do Pampa, do Cerrado e da Caatinga além da Mata dos Cocais na qual é a transição da Amazônia e da Caatinga onde tem a predonimância de palmeiras como a carnaúba, o babaçu e o buriti arvores que estão sendo ameaçadas pelo seu grande uso.

A aprovação desses projetos de leis vai beneficiar o Cerrado e a Caatinga que não estão previstos na lei de preservação ambiental e estão ameaçados de extinção.

O Cerrado que é a segunda maior formação vegetal brasileira vem sofrendo com o crescimento desenfreado da agricultura e pecuária vem diminuindo consideralvemente nos últimos anos. De acordo com a ex-ministra do meio ambiente Marina Silva por o cerrado abranger as nascentes dos principais rios já é suficiente para ser preservado.

Já a Caatinga vem diminuindo pelas construções feitas na areia e em consequência o mar vem avançando cada vez mais fazendo com que o banco de areia diminua e as espécies que dependem dessa vegetação desapareça.

O Pampa está totalmente exposto, pois somente 1% da região é protegida por unidades de conservação. Tem grande importância, pois auxilia a diminuição do efeito estufa e auxiliar o controle da erosão.

Os projetos de leis já foram aprovados no senado e agora tramitam na câmara para serem aprovados.




BIBLIOGRAFIA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pampa
Jornal do senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário