Translate

sábado, 21 de dezembro de 2013

PROTETORES DO MEIO AMBIENTE.

A participação da Polícia Militar na área ambiental vem crescendo nos últimos anos. O "socorro ambiental" é requerido em casos de cumprimentos de mandatos judiciais e situações de risco de conflitos com os agressões da natureza. Segundo o então coordenador geral de fiscalização do Ibama, Bruno Barbosa: " O instituto aplica as sanções administrativas às infrações ambientais, enquanto os policiais ficam responsáveis pela segurança pública". A polícia do Distrito Federal, da Bahia e de São Paulo são exemplos.

A ação da PM na defesa do meio ambiente no DF começou em 2003 com a criação da Companhia de Polícia Militar Florestal e logo após, em 2010 foi criado o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). O batalhão conta com 329 homens que cobrem 5,8mil quilômetros quadrados do Distrito Federal.

O batalhão atua na prevenção e no combate às agressões ambientais em Brasília e nas cidades satélites e costuma a ter pela frente, desde a extração ilegal de madeiras nativas à comércio de pássaros e outros animais silvestres.

O requisito para o ingresso dos PMs no batalhão é um curso de 40 horas que aborda conhecimentos relacionados aos procedimentos exigidos pelos crimes ambientais. O então subcomandante da BPMA, major André Caldas ressalta que os demais crimes que são tomados conhecimento pelos policiais são repreendidos e estão prontos para agir em qualquer caso mesmo sendo da policia ambiental.

O BPMA conta com um programa  de educação ambiental (http://teatroloboguara.blogspot.com.br/ ), em 2012 o batalhão abriu as portas à visitação dos estudantes do DF que vão desde palestras a peças educativas,o número de contato da polícia ambiental é (61) 3910 1965.

BIBLIOGRAFIA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário