Este texto foi publicado pelo PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em conjunto com a UICN - União Internacional para a Conservação da Natureza e o Fundo Mundial para a Natureza, em outubro de 1991. Propõe uma estratégia para o futuro da vida, dirigido a todos, mas em especial aos líderes de governo, empresas, entidades Não-governamentais, etc. Dos princípios estabelecidos destacamos o seguinte, pela sua importância para a educação ambiental:
Modificar atitudes e práticas pessoais
Para adotar a ética de vida sustentável, as pessoas têm de reexaminar seus valores e alterar seu comportamento. A sociedade deve promover valores que apóiem esta ética, desencorajando aqueles que são incompatíveis com um modo de vida sustentável. Deve-se disseminar informação por meio da educação formal e informal, de modo que as atitudes necessárias sejam amplamente compreendidas.
Para mudar as atitudes e hábitos das pessoas será necessária uma campanha de informação, com apoio do governo, mas liderada por um movimento não-governamental. Em todos os países, devem ser preparados planos para motivar, educar e equipar cada indivíduo para que leve uma vida sustentável. Todos os meios de comunicação devem colaborar com esses planos.
A educação ambiental de crianças e adultos deve ser ampliada e integrada ao ensino formal de todos os níveis. Os currículos e metodologias didáticas, assim como o material disponíveis aos professores, terão de ser reexaminados.
Deverá haver maior apoio ao treinamento para o desenvolvimento sustentável. É urgentemente necessária maior quantidade de trabalhadores e orientadores na assistência a fazendeiros, pescadores, extravistas, artesãos, classes pobres urbanas e rurais e muitos outros grupos dentro da sociedade, para que passem a usar os recursos naturais de forma sustentável e mais produtiva. As entidades de assistência ao desenvolvimento devem dar alta prioridade a essa questão.
Ao final do século, as entidades de assistência ao desenvolvimento deverão ter duplicado o seu apoio à educação e treinamento ambiental, em relação aos níveis de 1990. Todos os países deverão ter incorporado o ensino ambiental aos seus currículos escolares e adotado planos nacionais para promover a vida sustentável.
Texto Retirado do Curso de Educação Ambiental.
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